Dicas para comprar uma moto de trilha usada

Quem está afim de se tornar um trilheiro pode optar por comprar uma moto de trilha usada, pois ao procurar por motos novas verá que o preço é um tanto salgado.

É possível sim, comprar uma boa moto usada por um preço bem acessível, basta saber escolher da melhor forma possível a sua moto de trilha usada. Nem todo mundo que quer começar esse esporte, entende de motos, portanto a ideia é dar dicas bastante simples.Seguindo as dicas que iremos te dar abaixo, você estará apto a comprar um moto de trilha usada sem ter grandes sustos depois do negócio! Confira!

Escolha o modelo

Talvez você não queira determinar o modelo exato que você quer comprar, pois está a procura do melhor preço, por exemplo, mas é importante ter em mente quais modelos prováveis você está a fim de comprar.

Por isso, separamos alguns dos modelos de moto off-road mais populares entre os trilheiros:

Honda

  • CRF 230

CRF 230

  • CRF 150

CRF 150

Yamaha

  • TTR 125

ttr 125

  • TTR 230ttr 230

Também existem as motos que podem ser adaptadas e se tornam ótimas motos para trilhas, veja:

Yamaha

  • DT 180

Preparar a Yamaha DT 180 para trilhas

Honda

  • XR 200

Preparar a Honda XR 200 para trilha

Existem diversas motos para trilha, consulte nosso post: Qual moto de trilha comprar?

Verifique se existe queima de óleo

Verifique a fumaça que sai pelo cano de descarga, ela indica se a moto está queimando óleo.

Se ao ligar o motor, a moto soltar fumaça e em seguida parar, pode ser que os retentores de válvulas estão gastos e basta trocá-los.

Mas se a fumaça persistir, será necessário troca do kit cilindro, e então é preciso verificar preço de troca + mão de obra para verificar se vale a pena.

Vazamento de óleo

Se houver vazamentos de óleo, podem ser por dois motivos: a junta do motor está ressecada ou podem haver trincas no motor. Em ambos os casos você precisará da ajuda de um mecânico, portanto considere esse aumento de custo.

Barulhos em geral

Às vezes basta regular uma válvula, trocar o esticador da corrente que pode estar solta e os barulhos desaparecem. Mas se você não é expert em motos, leve a um mecânico de confiança.

Verifique as buchas

A bucha de balança é muito importante para manter a estabilidade da moto. Como o tempo, a bucha vai desgastando e a moto fica instável, não sendo mais possível manter a moto em linha reta e fazer uma curva com firmeza. Verifique se está gasta e se precisa de troca.

Observe o barulho dos freios

Se ao frear a moto fazer aquele barulho de metal com metal, será necessário trocar as pastilhas de freio.

Estado geral da moto

Claro que é preciso observar o estado geral da moto, fazer um test drive, notar se ela responde bem aos seus comandos, mostrar aos seus amigos experientes e se possível a um mecânico.

Levar a um mecânico para ele dar uma opinião, pode parecer bobagem, mas se precaver de quanto irá gastar com manutenção/reforma da moto é fundamental para não estourar seu orçamento!

Comprar uma moto que já era usada em trilhas, precisa de muito mais cuidado, do que se você for comprar uma moto que você vai adaptar e era de uso urbano. Provavelmente, a moto que era somente usada para fins urbanos, não vai estar tão desgastada do que aquela usada em trilhas, mas você também pode dar sorte de achar alguém que usou poucas vezes sua moto em trilhas e vai achá-la em ótimo estado.

Boa sorte na sua compra, e compartilhe sua experiência com todos os leitores trilheiros!!

3 comments for “Dicas para comprar uma moto de trilha usada

  1. willy
    20 de dezembro de 2014 at 14:14

    Um ponto importante que não eh comentado eh sobre cuidados com a documentação, pois não se trata de uma moto esplanada, então eh importante receber uma nota fiscal ou fazer um contrato de compra e venda. Correto?

    • willy
      20 de dezembro de 2014 at 14:15

      *emplacada

    • Fernanda Marina Tavares
      21 de dezembro de 2014 at 16:45

      Willy, na real a moto zero vai ter a nota fiscal, mas a partir disso, pelo menos os casos que eu conheço, não tem contrato, faz o pagamento e pega a moto, e pronto!

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *