Dicas para Iniciantes nas Trilhas de Moto

Na maioria dos casos, andar de moto de trilha cai em duas categorias: passeios em pista de motocross e trilhas no meio do mato. Qualquer que seja o tipo de “andada” que você escolher (e espero que você tente ambos), é importante lembrar que andar de moto de trilha é muito diferente do que andar de moto de rua. Só porque você pegou uma on road para aprender à andar na rua não quer dizer que você não precisa de uma licença para operar uma motocross – não significa que você pode simplesmente pegar e aprender sozinho, ainda mais se você é iniciante.

iniciantes

 

Atenção iniciantes: Assim como acontece com passeios na rua, existem maneiras corretas e erradas para executar determinadas habilidades em cima das motos de trilhas. Conhecer as formas corretas irá aumentar a sua segurança e minimizar os riscos.

Existem vários campos diferentes que você pode usar para aprender a andar de moto de trilha, dependendo da sua localização, mas o mais popular e amplamente disponível é se meter no meio do mato, mesmo! Mas não faça isso se você não tiver uma companhia.

Você deve aprender algumas coisas específicas e que você não aprende andando no asfalto, por exemplo, andar por cima de obstáculos como árvores caídas e a maneira correta de subir e descer montes de terra. Uma coisa é certa, se você for iniciante, a aventura é garantida!

Iniciantes

Além de aprender essas coisas acima, você também vai precisar comprar alguns itens e ter o seu equipamento, que é essencial para garantir a sua estabilidade e segurança na hora de pilotar uma moto de trilha.

O que você precisará? Se você for iniciante, aqui  está uma lista com o que você pode precisar para começar:

  • Uma moto de trilha (obviamente)
  • Capacete
  • Calças especiais
  • Botas de motocross
  • Luvas
  • Óculos

Os equipamentos de proteção, incluindo protetores de tórax, joelheiras e cintos para os rins. Estes são opcionais, mas um piloto inteligente vai querer a maior proteção possivel. Siga essa dica se você é iniciante nesse universo de aventuras.

Os itens de manutenção da moto, como óleo, filtro do óleo e filtros também são necessários, afinal de contas, nunca se sabe quando você vai precisar utilizar algum deles para fazer uma manutenção rápida na moto no meio do mato, não é mesmo? Pode acreditar, pequenos incidentes acontecem e você deve estar preparado para eles. Veja o kit de ferramentas básico que você precisará!

Se você for iniciante, você deve estar ciente, por exemplo, que o motor da sua moto pode se afogar bem na hora que você está atravessando algum rio. Ou, quem sabe, que o seu pneu pode furar (você pode encontrar de tudo no chão e nas terras, por isso é muito comum ter algum pneu furado) e você precisar trocá-lo! Problemas com as faíscas e com outras partes da moto também acontecem. Prepare-se!

Se você está montando uma moto de motocross de corrida, você também pode querer pegar uma reposição de vela de ignição e a chave, já pode falta um plug e você precisar substituir um logo no início.

Onde andar?

Em seguida, você precisa fazer um pouco de pesquisa para encontrar as áreas onde você pode andar com essas motos e as trilhas perto de você. O melhor lugar para encontrar essas e outras informação é na sua loja de motos e motocross e nos lugares de manutenção dessas motos. E, é claro, você também pode recorrer ao nosso amigo Google, que nos ajuda desde os tempos de escola, não é verdade?

E aí? Conseguiu anotar tudo certinho? Me conte nos comentários quais são as suas expectativas para essa nova experiência. Até a próxima e boa trilha para você!

 

9 comments for “Dicas para Iniciantes nas Trilhas de Moto

  1. Trilheiros Online
    26 de março de 2015 at 21:39

    Amigo administrador do site, boa noite.

    Estamos tentando uma forma de contato com vocês, mas não localizamos telefone ou email através do site.

    Por favor, nos envie um email de contato, para eventos@trilheirosonline.com.br

    Obrigado
    http://www.trilheirosonline.com.br

  2. Juliana
    6 de abril de 2015 at 12:20

    Olá. Estou muito interessada em começar a me arriscar nos matos de mato. Logo acima você citou que é importante aprender certas coisas que são bem diferentes quando andar de moto em trilhas, existe algum tipo de “auto escola” onde eu possa aprender ou só com pesquisas?

    • Fernanda Marina Tavares
      10 de abril de 2015 at 8:53

      Oi Juliana! Olha, acho que só na raça e nas trilhas mesmo! Nunca ouvi falar de algum lugar com treinamento especial! Procure um grupo que já tem experiência e faça uns treinos? testes!! Abração e boa sorte!

  3. Karina
    14 de abril de 2015 at 15:15

    Olá Galera!
    Venho aqui deixar o contato da nossa loja virtual especializada em peças e equipamentos para Motos Off Road! Dêem uma conferida! Temos tudo para motos off road e equipamentos por ótimo preço!
    http://www.penoestribo.com.br

  4. Mário Alves
    31 de março de 2016 at 20:25

    Tenho uma duvida, meu pai tem uma fazenda em uma cidade do interior, entre as fazendas do meu tio existem estradas de terra, do governo, eu posso andar nessas estradas de terra?

  5. Willian
    15 de setembro de 2016 at 22:24

    Ótimo site! Parabens pelo trabalho.

    Importante sempre andar muito bem equipado e com todos os itens. Indico sempre a Grid Motors, aonde compro todos os meus equipamentos: http://www.gridmotors.com.br/motocross-s196/

    Abs pessoal!

  6. Hosting
    1 de março de 2017 at 15:58

    Algumas motos tкm problemas de vibraзгo nas molas do escapamento. Para eliminar este problema, coloque um pedaзo de mangueira de borracha em cada mola.

  7. Hosting
    7 de março de 2017 at 21:08

    Pisca-pisca n o gasta, n o d i e ao contr rio da buzina, n o chateia ningu m. Seja para uma simples mudan a de faixa em uma avenida, para entrar em uma via transversal ou fazer uma convers o, usar o pisca-pisca quase como convocar um anjo da guarda suplementar. Do mesmo modo que voc deve se acostumar a us -lo com frequ ncia, deve habituar-se a deslig -lo, uma vez que apenas algumas motos todas elas grandes e caras possuem sistemas de desarme autom tico como nos autom veis.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *