O que é enduro de moto?

Você já ouviu falar em enduro de moto? Neste artigo, vamos falar o que é enduro de moto e como funciona.

Como o próprio nome sugere, enduro é um estilo de prova de resistência, muitas vezes de passar quatro horas ou mais em sua moto. Funciona como um teste de resistência entre o piloto e a pista.

Participar de uma competição destas, exige muito do piloto, afinal é preciso estar em boas condições físicas e mentais, para realizar esse tipo de competição. Durante o percurso, ele vai encontrar diversos obstáculos como: muita lama, subir e descer em morros de cascalho, atravessar córregos, passar por troncos e galhos caídos entre outros.

Mas, não desanime, esses tipos de competições podem ser um dos tipos mais gratificantes e desafiadores de eventos que você pode competir, aventura e adrenalina total.

Enduro de moto

Como funciona o enduro?

Em termos simples, um enduro é o lugar onde um piloto segue um curso pré-determinado, marcado com setas através do mato.

Cada Seção tem, geralmente, em torno de 30 km de percurso e é feito de tudo, desde trilhas abertas até estreitar as faixas através do arbusto apertado, às vezes lama e travessias de riacho, pode ser uma boa diversão também.

Cada seção leva de volta a um “ponto de controle” em que você pode se abastecer, ter algo para beber, comer, etc. Antes de verificar e de prosseguir para a próxima seção, que é dado um tempo para concluir cada seção trilha.

Durante o dia, também existem “testes especiais”. Estes podem ser uma parte da trilha que você está cronometrado e uma seção totalmente separada perto do ponto de controle “Enduro Teste” ou, chamada de “Cruz de Teste”. É o piloto mais rápido nestas seções que determina o vencedor em cada categoria.

Participar de enduro, não é apenas pilotar rápido. Existem muitos de pilotos rápidos, mas que nunca terminaram o percurso. Afinal a preparação física e mental é fundamental para participar de um evento de enduro. Se não estiver bem concentrado e focado, não adianta ser rápido, porque pode perder nos obstáculos.

Esse tipo de competição é muito divertido, em comparação com um monte de corridas de moto aonde o objetivo é ficar apenas pilotando com rapidez em uma moto.

A corrida de enduro mais popular nos Estados Unidos é a série Cruz Nacional Grand Country (GNCC). Cada seção é de três horas de duração e os pilotos seguem um caminho pré-determinado pela floresta, através de um terreno com riachos. Os pilotos podem experimentar a areia, lama e solo duros, tudo na mesma corrida.

Algumas corridas de enduro duram dias, para realizar a competição e se manter nela é necessário levar equipamentos extras e muito gás para continuar correndo e permanecer na corrida.

Estes tipos de competição de Enduro são para motos de 450cc, mas normalmente têm diferentes suspensão e tanques de gás maiores, entre outras diferenças de  motos equipadas para motocross ou supercross. Você pode ir para os boxes e pode encher, obter pneus novos ou resolver quaisquer problemas mecânicos, se precisar.

Campeonato Brasileiro de Enduro de Moto

No Brasil, todo ano é realizado o campeonato brasileiro de enduro, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo. No ano de 2014 o campeonato ainda está acontecendo e vai até 23 de novembro. Alguns campeões já são conhecidos e você confere no site da Confederação.

Assim como o campeonato brasileiro de motocross, o campeonato de enduro de moto também consiste de várias etapas, e é realizado em vários estados ao longo do ano.

Campeonato Brasileiro de Enduro de Moto 2015

O pré-calendário de Enduro de moto 2015 já está divulgado pela Confederação, e está assim definido:

14 e 15 de Março – Ibiraci (MG)

11 e 12 de Abril – Patrocínio (MG)  *Junto com a etapa do Mundial de Enduro

23 e 24 de Maio – Biguaçu (SC)

28 e 29 de Junho – Aracruz (ES)

25 e 26 de Julho – a definir (PR)

15 e 16 de Agosto – Rio Acima (MG)

19 e 20 de Setembro – a definir (RJ)

17 e 18 de Outubro – a definir (RS)

Acompanhe também notícias mais atualizadas no site da Confederação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *