O que é e quais são as regras do Motocross?

Você tem interesse ou deseja conhecer e saber mais sobre motocross? Quer começar a praticar esse esporte que vem crescendo no Brasil? Para começar é preciso ficar claro, que não basta comprar uma moto para a prática de motocross.

Porque para praticar motocross, o piloto deve estar preparado física e mentalmente, porque exige muito do piloto. São realizadas manobras de alto impacto, que forçam principalmente os joelhos, braços, ombros e glúteos.

Outra coisa fundamental, além de conhecer o esporte é conhecer as regras para praticar motocross, é fundamental que o piloto saiba todas as regras.

motocross

Mas o que é motocross?

Nada mais é do que uma competição com diversas motos adaptadas para pistas com lama e muitos obstáculos.  Portanto, é uma modalidade desportiva, que consiste na moto velocidade. É realizada e praticada por motocicletas do estilo off-road. Podendo ser praticado por ambos os sexos.

As competições são realizadas em pistas adaptadas para o esporte e abertas, normalmente em espaços limitados, com aproximadamente 1,5 km. Com duração aproximada de 20 minutos, em competições amadoras. Colocam-se obstáculos no decorrer do percurso, com o objetivo de dificultar e exigir mais habilidades do piloto, como controle da força, resistência e reflexo.

Por isso é importante ter equipamentos de segurança de qualidade e os objetos usados. Além de acessórios de proteção corporal, como luvas, coletes, botas, joelheiras, óculos, roupas adaptadas para o estilo de esporte.

Bandeiras no motocross

Para aprender mais sobre essa modalidade, preparei algumas dicas e informações sobre algumas regras fundamentais para praticar motocross. Dentre as mais importantes, estão as sinalizações de uma competição de Motocross.

Vamos aprender os significados das bandeiras:

  • Bandeira xadrez: Significa o fim do percurso, ou seja fim da prova.
  • Bandeira vermelha agitada: Corrida paralisada por problemas meteorológicos ou algum acidente grave, que necessite paralisar a competição.
  • Bandeira amarela Significa ultrapassagem proibida ou indica perigo.
  • Bandeira com listras amarelas e vermelhas Significa que são proibidos ultrapassagens e o salto.
  • Bandeira verde Significa que a pista está livre para o início da competição.
  • Bandeira azul significa dar passagem, ou seja o retardatário precisa deixar o competidor com maior velocidade ultrapassar.
  •  Bandeira preta significa desclassificação para o competidor indicado.
  • Bandeira branca com uma cruz vermelha significa que a equipe médica encontra-se na pista para atender algum competidor.

Normalmente as bandeiras medem em torno de 750mm X 600mm.

 Outras regras que devem ser observadas são:

A bandeira verde só é utilizada por algum oficial durante o início da prova, na largada.

A bandeira azul deve é utilizada por oficial de sinalização, destinado apenas para a bandeira azul.

Competições de motocross

Existem várias competições de motocross no mundo, como por exemplo a Freestyle e X Games:

Motocross Free style

É uma competição que consiste em obter uma pontuação em diversos níveis de dificuldade para realizar  manobras. Portanto o piloto vencedor é o que detém maior pontuação, por utilizar o percurso de forma estilosa, que leve o público ao delírio, deixe-os em êxtase, além de realizar manobras incríveis.

X Games

O X-Games é um evento extremamente famoso no mundo dos esportes radicais, principalmente para essência do Moto X. É realizada em moto de estilo cross, em locais com circuitos fechados e distante de estrada.

Normalmente, grandes eventos de X-Games e de Motocross são realizados fora do Brasil, mas esses campeonatos vêm ganhando um espaço e forças aqui no Brasil. Surgem apaixonados pelo esporte a todo momento, é estimada a modalidade de maior público mundial de competições de motocicletas.

Um grande patrocinador dessas competições de Moto X, aqui no Brasil é o Red Bull.

Maior competição brasileira de motocross

Aqui no Brasil, a principal competição é o Campeonato Brasileiro de Motocross, que vêm crescendo e conquistando cada vez mais espaço, no mundo dos esportes radicais.

Assim como o campeonato brasileiro de enduro de moto, o campeonato brasileiro de motocross também consiste de várias etapas, e é realizado em vários estados ao longo do ano.

Esse ano, no dia 19/10/2014, um espanhol, o piloto Carlos Campano, venceu a principal categoria do campeonato brasileiro de motocross, a MX1. A competição passou por sete estados, iniciou em abril/2014 e teve um total de 8 etapas.

Mais informações sobre o campeonato brasileiro de motocross, encontre no site da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Veja esse vídeo da 4ª etapa da competição do campeonato brasileiro de motocross 2014 realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul:

https://www.youtube.com/watch?v=Nc8oDALNInw

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *